Logomarca corrida para o site cores

NOTIFICADOS SETE CASOS SUSPEITOS DE FEBRE AMARELA EM SANTA CATARINA

NOTIFICADOS SETE CASOS SUSPEITOS DE FEBRE AMARELA EM SANTA CATARINA

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde...

DOADORES DE SANGUE E MEDULA TERÃO ISENÇÃO EM CONCURSO

DOADORES DE SANGUE E MEDULA TERÃO ISENÇÃO EM CONCURSO

Lei foi sancionada pelo governado no último dia 12 e está em vigor em todo o...

MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DEVEM PARCELAR DÉBITOS ATÉ DIA 31

MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DEVEM PARCELAR DÉBITOS ATÉ DIA 31

Mesmo sem Refis, esta é uma das condições para que empresas continuem no...

CNH DIGITAL DEVE ESTAR DISPONÍVEL EM TODO O BRASIL ATÉ FEVEREIRO

CNH DIGITAL DEVE ESTAR DISPONÍVEL EM TODO O BRASIL ATÉ FEVEREIRO

O novo formato do documento funcionará como um aplicativo de celular e estará...

BRASIL QUER REDUZIR PELA METADE AS MORTES NO TRÂNSITO

BRASIL QUER REDUZIR PELA METADE AS MORTES NO TRÂNSITO

A proposta inclui no CBT um regime de metas anuais para a redução do número...

  • NOTIFICADOS SETE CASOS SUSPEITOS DE FEBRE AMARELA EM SANTA CATARINA

    NOTIFICADOS SETE CASOS SUSPEITOS DE FEBRE AMARELA EM SANTA CATARINA

    Terça, 23 Janeiro 2018 16:18
  • DOADORES DE SANGUE E MEDULA TERÃO ISENÇÃO EM CONCURSO

    DOADORES DE SANGUE E MEDULA TERÃO ISENÇÃO EM CONCURSO

    Terça, 23 Janeiro 2018 16:12
  • MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DEVEM PARCELAR DÉBITOS ATÉ DIA 31

    MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DEVEM PARCELAR DÉBITOS ATÉ DIA 31

    Terça, 23 Janeiro 2018 13:40
  • CNH DIGITAL DEVE ESTAR DISPONÍVEL EM TODO O BRASIL ATÉ FEVEREIRO

    CNH DIGITAL DEVE ESTAR DISPONÍVEL EM TODO O BRASIL ATÉ FEVEREIRO

    Segunda, 15 Janeiro 2018 20:43
  • BRASIL QUER REDUZIR PELA METADE AS MORTES NO TRÂNSITO

    BRASIL QUER REDUZIR PELA METADE AS MORTES NO TRÂNSITO

    Segunda, 15 Janeiro 2018 20:34

PAGAMENTO DE DÍVIDAS É A PRINCIPAL FINALIDADE PARA QUEM FAZ EMPRÉSTIMOS

m dinheiroPesquisa do SPC Brasil e CNDL mostra que mais da metade dos que possuem empréstimos solicitam a modalidade em banco ou financeiras

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) divulgaram dados de uma pesquisa que mostra que a principal finalidade do empréstimo pessoal ou consignado é o pagamento de dívidas (37%). As principais são faturas atrasadas no cartão de crédito, prestações não pagas em lojas e até mesmo outros empréstimos adquiridos no passado.

Em segundo lugar aparecem o pagamento de contas básicas, como aluguel, condomínio, luz, telefone e escola (21%). A compra ou troca de um carro (16%), reforma da casa ou apartamento (14%), compra de mantimentos para casa (12%) e a realização de viagens (9%). 

"Se o objetivo é antecipar o consumo, como, por exemplo, a reforma da casa, o custeio dos estudos ou a troca do carro, é importante que se observe todos os custos financeiros envolvidos e o quanto as parcelas irão comprometer da renda", explica a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti. "Como revela a pesquisa, o empréstimo pode também ajudar a quitar outras contas atrasadas, mas desde que as condições do empréstimo sejam mais favoráveis do que as dívidas acumuladas", afirma. 

A pesquisa mostra que 20% dos brasileiros possuem um empréstimo pessoal em banco, 16% um empréstimo consignado, que é descontado diretamente da folha de pagamento, e 9% têm empréstimo feito em financeira. Do total de brasileiros que possuem algum empréstimo, 62% recorreram ao empréstimo pessoal de bancos, 51% buscaram um consignado e 28% recorreram ao empréstimo de financeiras. 

Para Kawauti, o empréstimo, embora seja uma opção para a quitação de dívidas, não deve ser banalizado: "Contrair um segundo débito para quitar o primeiro faz sentido quando se consegue condições melhores, com juros mais baixos e prazos mais amigáveis, substituindo uma dívida mais cara por outra mais barata". O presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, acrescenta: "É fundamental refletir sobre o próprio comportamento a fim de entender a razão do descontrole financeiro e, se possível, resolver a situação ajustando os gastos. Se a pessoa não se organizar, ao invés de resolver um problema, poderá criar outro ainda maior". 

32% atrasaram parcelas de alguma modalidade de empréstimo

De acordo com o levantamento, os fatores determinantes para a escolha do crédito são as menores taxas de juros (48%) e os menores valores das parcelas (21%). Por outro lado, 17% alegam não ter muito tempo para pesquisar ou comparar as taxas e juros cobrados e 13% dizem que nem sempre podem escolher, adquirindo o empréstimo para o qual conseguem aprovação, independente da taxa de juros. A maioria (78%) afirma ter verificado a possibilidade de pagamento das prestações antes do empréstimo. Cerca de 67% dizem estar conseguindo pagar todas as parcelas em dia, enquanto 24% admitem ter atrasado e 9% dizem ainda estar com as parcelas atrasadas. 

O educador financeiro do SPC Brasil e do portal Meu Bolso Feliz, José Vignoli, lembra que deixar de observar as tarifas envolvidas numa operação como essa é um equívoco que certamente aumenta o risco de inadimplência: "Quem diz que não tem tempo de pesquisar as taxas pode acabar pagando caro por isso, pois as taxas variam muito de instituição para instituição. De que adianta a facilidade de conseguir um empréstimo, se depois não vai conseguir pagar? Em pouco tempo esta segunda dívida pode fugir ao controle, comprometendo a vida financeira por muito tempo". 

Cerca de 16% dos consumidores tentaram pegar algum tipo de empréstimo nos últimos três meses, sendo que 10% conseguiram e 6% tentaram e não conseguiram. As garantias de pagamento mais solicitadas pelos credores, de acordo com os consumidores que tomaram algum empréstimo, são o desconto das prestações na folha de pagamento (42%) e seguro (12%). Para 44%, o empréstimo feito foi totalmente suficiente para cumprir a sua finalidade, mas para 48% ele foi apenas parcialmente suficiente. 

Dentre o total de consumidores brasileiros que atualmente possuem algum empréstimo pessoal em banco, 68% fizeram a solicitação diretamente com o credor, enquanto 13% aceitaram a oferta do banco. Já entre os que possuem empréstimos pessoais em financeiras, 58% solicitaram diretamente, ao passo que 21% receberam a oferta de uma instituição e aceitaram a proposta. Com relação ao empréstimo consignado, 76% fizeram a solicitação e 18% aceitaram a oferta feita. Segundo o levantamento, 17% dos tomadores de empréstimos em bancos estão com o nome sujo devido a atrasos na quitação das parcelas. No caso dos empréstimos com financeiras, o percentual de devedores que já foram registrados em serviços de proteção ao crédito por causa dessa modalidade de empréstimo aumenta para 23% e no consignado cai para 7%. A pesquisa revela que 56% fazem algum tipo de controle do pagamento das parcelas, porém 20% não possuem esse hábito. 

Consumidor divide consignado em 32 parcelas, na média

Atualmente, 16% dos brasileiros possuem empréstimo pessoal consignado, que é descontado mensalmente da folha de pagamento de trabalhadores, aposentados e pensionistas. Na média, cada entrevistado dividiu o empréstimo em 32 parcelas, quantidade bastante superior a constatada entre os consumidores que possuem empréstimos com bancos (15 parcelas, em média). 

A economista Marcela Kawauti esclarece que embora o consignado - que cobra taxas mais baixas do que outros tipos de empréstimos - seja uma modalidade popular em situações de sufoco, é preciso tomar alguns cuidados extras. "A prestação deste tipo de empréstimo sempre cabe no bolso do consumidor, pois o valor é retirado do salário, mas a pergunta que se deve fazer é: estou preparado para viver sem esta fatia da minha renda pelos próximos 30 meses ou mais? De nada adianta pagar as parcelas em dia e enfrentar dificuldades para lidar com as despesas básicas ou deixar de honrar outros compromissos", conclui. 

Metodologia

A pesquisa traça o perfil de 601 consumidores de todas as regiões brasileiras, homens e mulheres, com idade igual ou maior a 18 anos e pertencentes às todas as classes sociais. A margem de erro é de 4,0 pontos percentuais e a margem de confiança, de 95%. 

Cotação Dólar/Euro

O Tempo na Folha

Nossa localização

G1 > Brasil

G1 > Brasil
  • Ex-deputado morreu no começo da noite de segunda-feira em um hospital da capital. Corpo será transladado até Belém (PA). Corpo está sendo velado em uma funerária da cidade Toni Francis/G1 O corpo do ex-senador Manoel Francisco das Chagas Neto (PSB) está sendo velado na manhã desta terça-feira (17) em Porto Velho. Neto, de 72 anos, morreu por volta das 18h de segunda-feira (16) em decorrência de problemas cardíacos e um tumor na cabeça. Desde 7h da manhã o corpo está sendo velado em uma funerária da Avenida Governador Jorge Teixeira. Segundo a família do ex-deputado, o corpo do ex-deputado será levado para Belém (PA) entre a noite desta terça-feira e a madrugada de quarta-feira (18), onde será cremado. O ex-deputado estava internado no Hospital Nove de Julho, centro da capital, desde a última terça-feira (10). Ele sofria de um tumor na cabeça e também de problemas cardíacos. Trajetória política Neto começou a vida na política quando se candidatou para deputado federal pelo PMDB no pleito de novembro de 1986. Após ser eleito, assumiu o mandato em 1º de fevereiro do ano seguinte, trabalhando na Assembleia Nacional Constituinte. Ex-deputado Chagas Neto atuou na política por vários anos Reprodução/Facebook Nos pleitos de outubro de 1994 e 1998, candidatou-se novamente a deputado federal pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), mas não foi eleito. O ex-deputado chegou a estudar engenharia operacional, na Universidade do Vale do Acaraú, em Sobral, região de Fortaleza, mas não finalizou o curso. Em 1963, com apenas 17 anos, estagiou na divisão de engenharia na Britânia Construções e Incorporações Ltda., também em Fortaleza. Lá, trabalhou por quatro anos. O ex-deputado federal chegou a se envolver na área da comunicação. Em 1978, assumiu a diretoria do jornal Meio-Dia e, no ano seguinte, fundou a Rádio Cidade, também em Sobral. Em 1981, se juntou à filial da Empresa Geral de Obras Ltda, em Porto Velho, onde trabalhou por três anos. No mesmo ano, Chagas fundou e assumiu a Chagas Neto Construções e Incorporações.

  • Condutor de um dos veículos, Luiz Antônio Valente de Matos, de 45 anos, morreu no local. Acidente aconteceu na Zona Rural de Macapá, na noite de segunda-feira (16). Um homem de 45 anos morreu e outras cinco pessoas ficaram feridas após um acidente de trânsito envolvendo dois veículos na noite de segunda-feira (16), segundo o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes). A colisão aconteceu num trecho próximo à comunidade rural de Santa Rosa, na BR-210, em Macapá. De acordo com o Ciodes, o condutor de um dos veículos, Luiz Antônio Valente de Matos, de 45 anos, morreu ainda no local do acidente. Os sobreviventes foram socorridos e levados para o Hospital de Emergências (HE) da capital para receberem atendimentos médicos. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi informada do acidente por volta das 20h20. De acordo com a corporação, ainda não há como saber a causa do acidente, que será investigada após a perícia realizada no local da colisão. Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o Tô Na Rede!

  • Funcionários da unidade passarão por treinamento de três dias em Uberlândia. O atendimento no Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Araguari será diferente nesta semana. Isso porque os funcionários da unidade participarão de um treinamento na cidade de Uberlândia de terça (17) a quinta (19). Assim, nos dias citados, o Sine estará aberto apenas das 8h às 14h apenas para informações gerais, emissão e entrega de carteira de trabalho. Não haverá divulgação de vagas de emprego e nem atendimento aos serviços de seguro-desemprego. O Sine de Araguari fica localizado na Rua Virgílio de Melo Franco, nº 261 , no Centro. A divulgação volta ao normal na próxima sexta-feira (20). Uberlândia Também devido ao treinamento aos funcionários, o Sine de Uberlândia não ofecerá serviços à população nesta semana. O atendimento volta na próxima segunda-feira (23). O Sine de Uberlândia fica na Avenida Nicomedes Alves dos Santos, nº 136, no Centro da cidade.

  • Barracas devem ser montadas no fim deste mês. Atendimento aos fieis durante a peregrinação está previsto entre os dias 3 e 15 de agosto, dia de Nossa Senhora da Abadia. Barracas montadas para atender romeiros na BR-365 em Patrocínio Prefeitura de Patrocínio/DiIvulgação A Prefeitura de Patrocínio anunciou nesta semana que apoiará os romeiros durante a peregrinação para celebração do dia de Nossa Senhora do Abadia, em Romaria. Serão montadas duas barracas em pontos estratégicos entre as duas cidades na BR-365 e atendimento médico 24h. O atendimento será entre 3 e 15 de agosto, dia da festa da padroeira. No local será oferecida alimentação, 25 leitos para descanso em cada barraca, massagens, medicamentos para dores e ambulâncias 24h juntamente com profissionais da saúde. A montagem das barracas está agendada para o fim deste mês. Segundo a Prefeitura, mais de 10 mil pessoas foram atendidas no ano passado. Na próxima terça-feira (17) uma nova reunião será realizada na Secretária de Desenvolvimento Social para discutir detalhes do apoio.

  • Segundo a polícia, o criminoso tentou cortar alça da bolsa da vítima, mas acabou atingindo o braço dela com um objeto cortante. Uma técnica de farmácia, de 48 anos, teve o braço machucado por um indivíduo durante uma tentativa de assalto no Bairro São Benedito, em Uberaba, na tarde desta segunda-feira (16). O criminoso fugiu sem levar nada. Ela contou à Polícia Militar (PM) que havia desembarcado do transporte público e estava indo a pé pela Rua José de Alencar quando foi abordada pelo ladrão armado com um objeto cortante. O homem anunciou o roubo e exigiu que ela entregasse a bolsa. A mulher, segundo a PM, disse que não esboçou reação e tentou entregar o objeto, porém, o ladrão golpeou várias vezes na direção dela na tentativa de cortar a alça da bolsa, o que acabou causando vários cortes no antebraço esquerdo dela. A vítima conseguiu fugir correndo e foi até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro São Benedito, onde recebeu atendimento médico. O indivíduo ainda não foi encontrado.