Logomarca corrida para o site cores

NOTIFICADOS SETE CASOS SUSPEITOS DE FEBRE AMARELA EM SANTA CATARINA

NOTIFICADOS SETE CASOS SUSPEITOS DE FEBRE AMARELA EM SANTA CATARINA

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde...

DOADORES DE SANGUE E MEDULA TERÃO ISENÇÃO EM CONCURSO

DOADORES DE SANGUE E MEDULA TERÃO ISENÇÃO EM CONCURSO

Lei foi sancionada pelo governado no último dia 12 e está em vigor em todo o...

MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DEVEM PARCELAR DÉBITOS ATÉ DIA 31

MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DEVEM PARCELAR DÉBITOS ATÉ DIA 31

Mesmo sem Refis, esta é uma das condições para que empresas continuem no...

CNH DIGITAL DEVE ESTAR DISPONÍVEL EM TODO O BRASIL ATÉ FEVEREIRO

CNH DIGITAL DEVE ESTAR DISPONÍVEL EM TODO O BRASIL ATÉ FEVEREIRO

O novo formato do documento funcionará como um aplicativo de celular e estará...

BRASIL QUER REDUZIR PELA METADE AS MORTES NO TRÂNSITO

BRASIL QUER REDUZIR PELA METADE AS MORTES NO TRÂNSITO

A proposta inclui no CBT um regime de metas anuais para a redução do número...

  • NOTIFICADOS SETE CASOS SUSPEITOS DE FEBRE AMARELA EM SANTA CATARINA

    NOTIFICADOS SETE CASOS SUSPEITOS DE FEBRE AMARELA EM SANTA CATARINA

    Terça, 23 Janeiro 2018 16:18
  • DOADORES DE SANGUE E MEDULA TERÃO ISENÇÃO EM CONCURSO

    DOADORES DE SANGUE E MEDULA TERÃO ISENÇÃO EM CONCURSO

    Terça, 23 Janeiro 2018 16:12
  • MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DEVEM PARCELAR DÉBITOS ATÉ DIA 31

    MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DEVEM PARCELAR DÉBITOS ATÉ DIA 31

    Terça, 23 Janeiro 2018 13:40
  • CNH DIGITAL DEVE ESTAR DISPONÍVEL EM TODO O BRASIL ATÉ FEVEREIRO

    CNH DIGITAL DEVE ESTAR DISPONÍVEL EM TODO O BRASIL ATÉ FEVEREIRO

    Segunda, 15 Janeiro 2018 20:43
  • BRASIL QUER REDUZIR PELA METADE AS MORTES NO TRÂNSITO

    BRASIL QUER REDUZIR PELA METADE AS MORTES NO TRÂNSITO

    Segunda, 15 Janeiro 2018 20:34

IBGE INICIA COLETA DE DADOS DA PESQUISA DE ORÇAMENTOS FAMILIARES

m 25 de MaioA coleta de dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017-2018, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi iniciada hoje e tem como tema Condições de Vida e Hábitos de Consumo das Famílias brasileiras. O levantamento, feito a cada 6 ou 7 anos, demora 12 meses e visitará, nesta edição, mais de 75 mil domicílios de 1.900 municípios com o objetivo de atualizar os itens de consumo das famílias e a estrutura de ponderação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país.

O gerente da pesquisa, André Martins, explicou nesta segunda 26 que a investigação reúne informações detalhadas do consumo e utilização dos recursos das famílias. “Como alocam esses rendimentos e como executam a sua estrutura de despesa, por exemplo. A partir dessas informações, a gente vai atualizar a estrutura de despesa das famílias, que são superimportantes para os índices de preços do IBGE, como a inflação oficial. Permite a realização de vários estudos importantes, como conhecer o estado nutricional da população. É também uma fonte de dados riquíssima para os pesquisadores e estudantes que realizam várias pesquisas com os dados que o IBGE oferece”, disse ele.

Amostra aleatória

A amostra de domicílios a ser visitada em todo o país é aleatória, a partir do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (Cnef). Em cada casa selecionada, serão aplicados seis questionários sobre as características do domicílio e dos moradores; aquisição coletiva; caderneta para anotação diária de aquisição coletiva; aquisição individual; trabalho e rendimento individual; e avaliação das condições de vida.

“A partir dessas informações você pode entender melhor e criar novas políticas públicas associadas às despesas das famílias, como a relação de despesa com planos de saúde, aquisição de gêneros alimentícios e despesas escolares. Conhecendo todo esse processo, toda essa estrutura de despesa, você pode acompanhar políticas públicas para habitação, transporte, gastos com educação, saúde e outros tipos de análise que são importantes para a nossa sociedade”, afirmou Martins.

Serão mil agentes de pesquisa do IBGE visitando os domicílios e o levantamento em cada um leva nove dias, sendo o primeiro para a abordagem inicial com o  questionário inicial, além da explicação sobre como preencher a caderneta das despesas diárias, que deve ser feita por sete dias seguidos. O agente volta ao domicílio quantas vezes considerar necessário, em horário combinado com a família. No nono dia, é aplicado o último questionário e são recolhidos os demais que ficaram para preenchimento da família.

Segurança alimentar

Em cerca de 30 mil domicílios, será aplicado também um sétimo questionário, que é o bloco de consumo alimentar pessoal. Segundo Martins, o objetivo é verificar a segurança alimentar da população associada ao padrão de consumo de alimentos.

“Vamos aplicar a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar, já utilizada em pesquisas domiciliares anteriores do IBGE, como a Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílio (Pnad), divulgando dados sobre a segurança alimentar, e nós temos a maioria dos domicílios nessa condição. Essa informação - com as de despesa com gêneros alimentícios - vai permitir entender melhor a questão, que tipo de despesa se faz, que tipo de alimento se compra e como está a ingestão de energia, sal e açúcar. As pesquisas anteriores mostraram que a nossa população está com uma ingestão alta de sal e açúcares e isso precisa melhorar”, acentuou Martins.

De acordo com ele, os dados levantados permitirão ao Brasil acompanhar a implantação de dez dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que são metas para o mundo atingir até o ano de 2030. Entre elas, a erradicação da pobreza, fome zero, boa saúde e bem estar, educação de qualidade, igualdade de gênero, água limpa e saneamento e emprego digno e crescimento econômico.

A pesquisa é feita desde 1970 e acompanha as mudanças nos hábitos de consumo do brasileiro. Por meio da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), por exemplo, foram verificados o aumento do peso das refeições fora de casa e o crescimento do consumo digital com a popularização da telefonia celular e da internet.

Também se verificou que, na última pesquisa, feita em 2008/2009, os gastos com transporte consumiam 18% do orçamento familiar e alimentação e bebida chegavam a 25%. Esta é a sexta vez que o levantamento é feito e a divulgação dos dados está prevista para 2019, quando também começa a ser implementada a POF contínua, para fazer a avaliação mais sistemática do orçamento familiar no país.

Cotação Dólar/Euro

O Tempo na Folha

Nossa localização

G1 > Brasil

G1 > Brasil
  • Ex-deputado morreu no começo da noite de segunda-feira em um hospital da capital. Corpo será transladado até Belém (PA). Corpo está sendo velado em uma funerária da cidade Toni Francis/G1 O corpo do ex-senador Manoel Francisco das Chagas Neto (PSB) está sendo velado na manhã desta terça-feira (17) em Porto Velho. Neto, de 72 anos, morreu por volta das 18h de segunda-feira (16) em decorrência de problemas cardíacos e um tumor na cabeça. Desde 7h da manhã o corpo está sendo velado em uma funerária da Avenida Governador Jorge Teixeira. Segundo a família do ex-deputado, o corpo do ex-deputado será levado para Belém (PA) entre a noite desta terça-feira e a madrugada de quarta-feira (18), onde será cremado. O ex-deputado estava internado no Hospital Nove de Julho, centro da capital, desde a última terça-feira (10). Ele sofria de um tumor na cabeça e também de problemas cardíacos. Trajetória política Neto começou a vida na política quando se candidatou para deputado federal pelo PMDB no pleito de novembro de 1986. Após ser eleito, assumiu o mandato em 1º de fevereiro do ano seguinte, trabalhando na Assembleia Nacional Constituinte. Ex-deputado Chagas Neto atuou na política por vários anos Reprodução/Facebook Nos pleitos de outubro de 1994 e 1998, candidatou-se novamente a deputado federal pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), mas não foi eleito. O ex-deputado chegou a estudar engenharia operacional, na Universidade do Vale do Acaraú, em Sobral, região de Fortaleza, mas não finalizou o curso. Em 1963, com apenas 17 anos, estagiou na divisão de engenharia na Britânia Construções e Incorporações Ltda., também em Fortaleza. Lá, trabalhou por quatro anos. O ex-deputado federal chegou a se envolver na área da comunicação. Em 1978, assumiu a diretoria do jornal Meio-Dia e, no ano seguinte, fundou a Rádio Cidade, também em Sobral. Em 1981, se juntou à filial da Empresa Geral de Obras Ltda, em Porto Velho, onde trabalhou por três anos. No mesmo ano, Chagas fundou e assumiu a Chagas Neto Construções e Incorporações.

  • Condutor de um dos veículos, Luiz Antônio Valente de Matos, de 45 anos, morreu no local. Acidente aconteceu na Zona Rural de Macapá, na noite de segunda-feira (16). Um homem de 45 anos morreu e outras cinco pessoas ficaram feridas após um acidente de trânsito envolvendo dois veículos na noite de segunda-feira (16), segundo o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes). A colisão aconteceu num trecho próximo à comunidade rural de Santa Rosa, na BR-210, em Macapá. De acordo com o Ciodes, o condutor de um dos veículos, Luiz Antônio Valente de Matos, de 45 anos, morreu ainda no local do acidente. Os sobreviventes foram socorridos e levados para o Hospital de Emergências (HE) da capital para receberem atendimentos médicos. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi informada do acidente por volta das 20h20. De acordo com a corporação, ainda não há como saber a causa do acidente, que será investigada após a perícia realizada no local da colisão. Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o Tô Na Rede!

  • Funcionários da unidade passarão por treinamento de três dias em Uberlândia. O atendimento no Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Araguari será diferente nesta semana. Isso porque os funcionários da unidade participarão de um treinamento na cidade de Uberlândia de terça (17) a quinta (19). Assim, nos dias citados, o Sine estará aberto apenas das 8h às 14h apenas para informações gerais, emissão e entrega de carteira de trabalho. Não haverá divulgação de vagas de emprego e nem atendimento aos serviços de seguro-desemprego. O Sine de Araguari fica localizado na Rua Virgílio de Melo Franco, nº 261 , no Centro. A divulgação volta ao normal na próxima sexta-feira (20). Uberlândia Também devido ao treinamento aos funcionários, o Sine de Uberlândia não ofecerá serviços à população nesta semana. O atendimento volta na próxima segunda-feira (23). O Sine de Uberlândia fica na Avenida Nicomedes Alves dos Santos, nº 136, no Centro da cidade.

  • Barracas devem ser montadas no fim deste mês. Atendimento aos fieis durante a peregrinação está previsto entre os dias 3 e 15 de agosto, dia de Nossa Senhora da Abadia. Barracas montadas para atender romeiros na BR-365 em Patrocínio Prefeitura de Patrocínio/DiIvulgação A Prefeitura de Patrocínio anunciou nesta semana que apoiará os romeiros durante a peregrinação para celebração do dia de Nossa Senhora do Abadia, em Romaria. Serão montadas duas barracas em pontos estratégicos entre as duas cidades na BR-365 e atendimento médico 24h. O atendimento será entre 3 e 15 de agosto, dia da festa da padroeira. No local será oferecida alimentação, 25 leitos para descanso em cada barraca, massagens, medicamentos para dores e ambulâncias 24h juntamente com profissionais da saúde. A montagem das barracas está agendada para o fim deste mês. Segundo a Prefeitura, mais de 10 mil pessoas foram atendidas no ano passado. Na próxima terça-feira (17) uma nova reunião será realizada na Secretária de Desenvolvimento Social para discutir detalhes do apoio.

  • Segundo a polícia, o criminoso tentou cortar alça da bolsa da vítima, mas acabou atingindo o braço dela com um objeto cortante. Uma técnica de farmácia, de 48 anos, teve o braço machucado por um indivíduo durante uma tentativa de assalto no Bairro São Benedito, em Uberaba, na tarde desta segunda-feira (16). O criminoso fugiu sem levar nada. Ela contou à Polícia Militar (PM) que havia desembarcado do transporte público e estava indo a pé pela Rua José de Alencar quando foi abordada pelo ladrão armado com um objeto cortante. O homem anunciou o roubo e exigiu que ela entregasse a bolsa. A mulher, segundo a PM, disse que não esboçou reação e tentou entregar o objeto, porém, o ladrão golpeou várias vezes na direção dela na tentativa de cortar a alça da bolsa, o que acabou causando vários cortes no antebraço esquerdo dela. A vítima conseguiu fugir correndo e foi até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro São Benedito, onde recebeu atendimento médico. O indivíduo ainda não foi encontrado.