Logomarca corrida para o site cores

NOTIFICADOS SETE CASOS SUSPEITOS DE FEBRE AMARELA EM SANTA CATARINA

NOTIFICADOS SETE CASOS SUSPEITOS DE FEBRE AMARELA EM SANTA CATARINA

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde...

DOADORES DE SANGUE E MEDULA TERÃO ISENÇÃO EM CONCURSO

DOADORES DE SANGUE E MEDULA TERÃO ISENÇÃO EM CONCURSO

Lei foi sancionada pelo governado no último dia 12 e está em vigor em todo o...

MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DEVEM PARCELAR DÉBITOS ATÉ DIA 31

MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DEVEM PARCELAR DÉBITOS ATÉ DIA 31

Mesmo sem Refis, esta é uma das condições para que empresas continuem no...

CNH DIGITAL DEVE ESTAR DISPONÍVEL EM TODO O BRASIL ATÉ FEVEREIRO

CNH DIGITAL DEVE ESTAR DISPONÍVEL EM TODO O BRASIL ATÉ FEVEREIRO

O novo formato do documento funcionará como um aplicativo de celular e estará...

BRASIL QUER REDUZIR PELA METADE AS MORTES NO TRÂNSITO

BRASIL QUER REDUZIR PELA METADE AS MORTES NO TRÂNSITO

A proposta inclui no CBT um regime de metas anuais para a redução do número...

  • NOTIFICADOS SETE CASOS SUSPEITOS DE FEBRE AMARELA EM SANTA CATARINA

    NOTIFICADOS SETE CASOS SUSPEITOS DE FEBRE AMARELA EM SANTA CATARINA

    Terça, 23 Janeiro 2018 16:18
  • DOADORES DE SANGUE E MEDULA TERÃO ISENÇÃO EM CONCURSO

    DOADORES DE SANGUE E MEDULA TERÃO ISENÇÃO EM CONCURSO

    Terça, 23 Janeiro 2018 16:12
  • MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DEVEM PARCELAR DÉBITOS ATÉ DIA 31

    MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DEVEM PARCELAR DÉBITOS ATÉ DIA 31

    Terça, 23 Janeiro 2018 13:40
  • CNH DIGITAL DEVE ESTAR DISPONÍVEL EM TODO O BRASIL ATÉ FEVEREIRO

    CNH DIGITAL DEVE ESTAR DISPONÍVEL EM TODO O BRASIL ATÉ FEVEREIRO

    Segunda, 15 Janeiro 2018 20:43
  • BRASIL QUER REDUZIR PELA METADE AS MORTES NO TRÂNSITO

    BRASIL QUER REDUZIR PELA METADE AS MORTES NO TRÂNSITO

    Segunda, 15 Janeiro 2018 20:34

PEDIATRAS LANÇAM GUIA PARA PROMOVER ATIVIDADE FÍSICA A CRIANÇA E ADOLESCENTE

m Pediatras e CriançasJovens obesos apresentam probabilidades de desenvolverem fatores de risco que podem causar doenças como diabetes, hipertensão, depressão, alterações ortopédicas e articulares, por exemplo”, disse Luciana Rodrigues Silva, presidente da SBP Marcelo Camargo/Agência Brasil

Crianças e adolescentes de 0 a 19 anos devem praticar atividade física diariamente e passar o menor tempo possível em frente a telas de tablets, computadores ou televisão. A recomendação está no guia lançado na quinta (27) pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), com orientações inéditas para promover a atividade física desde a infância e combater a obesidade e outros problemas de saúde decorrentes do sedentarismo.

O objetivo do guia é facilitar a orientação dos pediatras, profissionais de saúde, educadores, pais e professores de educação física no encaminhamento das crianças e adolescentes para o exercício físico diário e alertar sobre os riscos da inatividade.

O guia lembra que a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente garantem às crianças e jovens o direito ao lazer, esportes e diversão, assim como o acesso à saúde. E destaca que o Brasil firmou em março deste ano, junto a Organização das Nações Unidas, o compromisso de combater a obesidade infantil.

“A obesidade na infância e na adolescência é um problema mundial que acarreta custos elevados aos sistemas de saúde. Jovens obesos apresentam maiores probabilidades de desenvolverem fatores de risco que podem causar doenças como diabetes, hipertensão, depressão, alterações ortopédicas e articulares, por exemplo”, disse Luciana Rodrigues Silva, presidente da SBP.

Segundo a agência das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), mais da metade da população brasileira está com sobrepeso. Entre as crianças menores de cinco anos, estima-se que 7,3% delas estão acima do peso.

Mais brincadeiras, mais saúde

O manual da SBP foi elaborado com base no alerta de estudos e protocolos internacionais e pela primeira vez traz informações sistematizadas sobre diferentes tipos de atividades mais adequadas para cada faixa etária entre 0 e 19 anos, considerando as etapas de crescimento e desenvolvimento físico e cognitivo.

“Os pediatras vão ter tabelas bem indicativas, em que você acessa ali a faixa de zero a dois anos, de três a cinco anos, depois de seis a 19. Então, ele tem na mão o que pode indicar e como ele vai indicar. Isso facilita muito durante a consulta no serviço publico e no serviço privado de saúde”. explicou Ricardo Barros, pediatra e coordenador do grupo de trabalho que elaborou o guia.

De acordo com o documento, é recomendável que as crianças e adolescentes sejam fisicamente ativos todos os dias e que devem praticar atividades prazerosas e lúdicas.

“A criança gosta do lúdico, ela vai ter habilidade entre 5 e 7 anos, nessa idade você coloca numa escolinha, pode ser de natação, judô, o que achar mais interessante, mas tem que ter uma boa orientação e a criança tem que gostar, não adianta levar a criança chorando”, recomenda o pediatra.

Os bebês, por exemplo, devem ser estimulados a se movimentarem várias vezes ao dia, seja engatinhando, buscando objetos ou movendo os membros do corpo, sob supervisão e estímulo dos pais. E até os dois anos de idades não devem ser expostos a tablets ou outro tipo de telas eletrônicas, como celulares e televisão.

As crianças de três a cinco anos, podem se exercitar por 180 minutos ao longo do dia, andando de bicicleta, com brincadeiras de perseguir ou jogos com bola, por exemplo. A partir dessa faixa etária, as crianças também podem começar a nadar, fazer dança, praticar lutas ou esportes coletivos, de maneira gradativa.

Entre seis e 19 anos de idade, as crianças e adolescentes podem se exercitar por pelo menos uma hora por dia com atividades mais intensas, como correr, nadar, pedalar, saltar ou com brincadeiras que trabalhem com o peso corporal e acelerem mais a respiração e o batimento cardíaco. Atividades que estimulem a flexibilidade e o desenvolvimento de músculos e ossos, como a musculação, podem ser feitas pelo menos três vezes na semana com acompanhamento profissional.

Se for necessário, os pediatras encaminharão as crianças para avaliação cardiológica antes da prática da atividade física. Eles alertam ainda que o tempo de exposição às telas não deve ultrapassar duas horas diárias para não prejudicar o tempo de exercício das crianças.

Segundo a última Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, feita pelo Instituto Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE), 65,5% dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental não realizavam 300 minutos de atividades físicas na semana, e a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que essa frequencia chegue a pelo menos 420 minutos.

“Infelizmente, as telas ocuparam o lugar da atividade física, então a criança de qualquer nível social, de qualquer idade, já entra no consultório teclando um iphone, ipad, uma maquininha. Nós temos que acabar com isso, que é, digamos assim, o virus mais nocivo contra a atividade física. Quando você está numa tela, você tem o isolamento social, você não está brincando, jogando, não tem nenhum tipo de convivência com outras crianças”, alerta Barros.

Exemplo

A iniciativa visa ainda promover hábitos saudáveis inclusive no meio médico. Para sensibilizar os profissionais e alertá-los de que eles também precisam se exercitar, o lançamento do guia ocorre no Dia Nacional do Pediatra, celebrado hoje (27).

“Primeiro, o pediatra também  deve fazer algum tipo de atividade física para ser um exemplo e passar melhor as informações sobre tempo de exercício, hidratação e nutrição. E, segundo, para eles indicarem a hora certa para a criança se exercitar. A ideia é estimular o pediatra a dar uma informação mais adequada e depois isso ser replicado pela família.”, explicou Barros.

No guia, os pediatras também são orientados a conversar com os pais sobre a pandemia da obesidade e estimulá-los a educar seus filhos a terem um modo de vida mais ativo, com hábitos alimentares mais saudáveis.

Para as escolas, as principais orientações são no sentido de desenvolver ações pedagógicas que incluam mais participação dos alunos nas aulas de educação física. O guia também propõe a formulação de políticas públicas de promoção da atividade física na infância e adolescência.

As recomendações serão distribuídas para quase 30 mil pediatras de todo o país, que disseminarão as informações para pais, educadores físicos e a comunidade escolar. O guia pode ser acessado no site da SBP.

Cotação Dólar/Euro

O Tempo na Folha

Nossa localização

G1 > Brasil

G1 > Brasil
  • Ex-deputado morreu no começo da noite de segunda-feira em um hospital da capital. Corpo será transladado até Belém (PA). Corpo está sendo velado em uma funerária da cidade Toni Francis/G1 O corpo do ex-senador Manoel Francisco das Chagas Neto (PSB) está sendo velado na manhã desta terça-feira (17) em Porto Velho. Neto, de 72 anos, morreu por volta das 18h de segunda-feira (16) em decorrência de problemas cardíacos e um tumor na cabeça. Desde 7h da manhã o corpo está sendo velado em uma funerária da Avenida Governador Jorge Teixeira. Segundo a família do ex-deputado, o corpo do ex-deputado será levado para Belém (PA) entre a noite desta terça-feira e a madrugada de quarta-feira (18), onde será cremado. O ex-deputado estava internado no Hospital Nove de Julho, centro da capital, desde a última terça-feira (10). Ele sofria de um tumor na cabeça e também de problemas cardíacos. Trajetória política Neto começou a vida na política quando se candidatou para deputado federal pelo PMDB no pleito de novembro de 1986. Após ser eleito, assumiu o mandato em 1º de fevereiro do ano seguinte, trabalhando na Assembleia Nacional Constituinte. Ex-deputado Chagas Neto atuou na política por vários anos Reprodução/Facebook Nos pleitos de outubro de 1994 e 1998, candidatou-se novamente a deputado federal pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), mas não foi eleito. O ex-deputado chegou a estudar engenharia operacional, na Universidade do Vale do Acaraú, em Sobral, região de Fortaleza, mas não finalizou o curso. Em 1963, com apenas 17 anos, estagiou na divisão de engenharia na Britânia Construções e Incorporações Ltda., também em Fortaleza. Lá, trabalhou por quatro anos. O ex-deputado federal chegou a se envolver na área da comunicação. Em 1978, assumiu a diretoria do jornal Meio-Dia e, no ano seguinte, fundou a Rádio Cidade, também em Sobral. Em 1981, se juntou à filial da Empresa Geral de Obras Ltda, em Porto Velho, onde trabalhou por três anos. No mesmo ano, Chagas fundou e assumiu a Chagas Neto Construções e Incorporações.

  • Condutor de um dos veículos, Luiz Antônio Valente de Matos, de 45 anos, morreu no local. Acidente aconteceu na Zona Rural de Macapá, na noite de segunda-feira (16). Um homem de 45 anos morreu e outras cinco pessoas ficaram feridas após um acidente de trânsito envolvendo dois veículos na noite de segunda-feira (16), segundo o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes). A colisão aconteceu num trecho próximo à comunidade rural de Santa Rosa, na BR-210, em Macapá. De acordo com o Ciodes, o condutor de um dos veículos, Luiz Antônio Valente de Matos, de 45 anos, morreu ainda no local do acidente. Os sobreviventes foram socorridos e levados para o Hospital de Emergências (HE) da capital para receberem atendimentos médicos. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi informada do acidente por volta das 20h20. De acordo com a corporação, ainda não há como saber a causa do acidente, que será investigada após a perícia realizada no local da colisão. Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o Tô Na Rede!

  • Funcionários da unidade passarão por treinamento de três dias em Uberlândia. O atendimento no Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Araguari será diferente nesta semana. Isso porque os funcionários da unidade participarão de um treinamento na cidade de Uberlândia de terça (17) a quinta (19). Assim, nos dias citados, o Sine estará aberto apenas das 8h às 14h apenas para informações gerais, emissão e entrega de carteira de trabalho. Não haverá divulgação de vagas de emprego e nem atendimento aos serviços de seguro-desemprego. O Sine de Araguari fica localizado na Rua Virgílio de Melo Franco, nº 261 , no Centro. A divulgação volta ao normal na próxima sexta-feira (20). Uberlândia Também devido ao treinamento aos funcionários, o Sine de Uberlândia não ofecerá serviços à população nesta semana. O atendimento volta na próxima segunda-feira (23). O Sine de Uberlândia fica na Avenida Nicomedes Alves dos Santos, nº 136, no Centro da cidade.

  • Barracas devem ser montadas no fim deste mês. Atendimento aos fieis durante a peregrinação está previsto entre os dias 3 e 15 de agosto, dia de Nossa Senhora da Abadia. Barracas montadas para atender romeiros na BR-365 em Patrocínio Prefeitura de Patrocínio/DiIvulgação A Prefeitura de Patrocínio anunciou nesta semana que apoiará os romeiros durante a peregrinação para celebração do dia de Nossa Senhora do Abadia, em Romaria. Serão montadas duas barracas em pontos estratégicos entre as duas cidades na BR-365 e atendimento médico 24h. O atendimento será entre 3 e 15 de agosto, dia da festa da padroeira. No local será oferecida alimentação, 25 leitos para descanso em cada barraca, massagens, medicamentos para dores e ambulâncias 24h juntamente com profissionais da saúde. A montagem das barracas está agendada para o fim deste mês. Segundo a Prefeitura, mais de 10 mil pessoas foram atendidas no ano passado. Na próxima terça-feira (17) uma nova reunião será realizada na Secretária de Desenvolvimento Social para discutir detalhes do apoio.

  • Segundo a polícia, o criminoso tentou cortar alça da bolsa da vítima, mas acabou atingindo o braço dela com um objeto cortante. Uma técnica de farmácia, de 48 anos, teve o braço machucado por um indivíduo durante uma tentativa de assalto no Bairro São Benedito, em Uberaba, na tarde desta segunda-feira (16). O criminoso fugiu sem levar nada. Ela contou à Polícia Militar (PM) que havia desembarcado do transporte público e estava indo a pé pela Rua José de Alencar quando foi abordada pelo ladrão armado com um objeto cortante. O homem anunciou o roubo e exigiu que ela entregasse a bolsa. A mulher, segundo a PM, disse que não esboçou reação e tentou entregar o objeto, porém, o ladrão golpeou várias vezes na direção dela na tentativa de cortar a alça da bolsa, o que acabou causando vários cortes no antebraço esquerdo dela. A vítima conseguiu fugir correndo e foi até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro São Benedito, onde recebeu atendimento médico. O indivíduo ainda não foi encontrado.