Logomarca corrida para o site cores

NOTIFICADOS SETE CASOS SUSPEITOS DE FEBRE AMARELA EM SANTA CATARINA

NOTIFICADOS SETE CASOS SUSPEITOS DE FEBRE AMARELA EM SANTA CATARINA

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde...

DOADORES DE SANGUE E MEDULA TERÃO ISENÇÃO EM CONCURSO

DOADORES DE SANGUE E MEDULA TERÃO ISENÇÃO EM CONCURSO

Lei foi sancionada pelo governado no último dia 12 e está em vigor em todo o...

MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DEVEM PARCELAR DÉBITOS ATÉ DIA 31

MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DEVEM PARCELAR DÉBITOS ATÉ DIA 31

Mesmo sem Refis, esta é uma das condições para que empresas continuem no...

CNH DIGITAL DEVE ESTAR DISPONÍVEL EM TODO O BRASIL ATÉ FEVEREIRO

CNH DIGITAL DEVE ESTAR DISPONÍVEL EM TODO O BRASIL ATÉ FEVEREIRO

O novo formato do documento funcionará como um aplicativo de celular e estará...

BRASIL QUER REDUZIR PELA METADE AS MORTES NO TRÂNSITO

BRASIL QUER REDUZIR PELA METADE AS MORTES NO TRÂNSITO

A proposta inclui no CBT um regime de metas anuais para a redução do número...

  • NOTIFICADOS SETE CASOS SUSPEITOS DE FEBRE AMARELA EM SANTA CATARINA

    NOTIFICADOS SETE CASOS SUSPEITOS DE FEBRE AMARELA EM SANTA CATARINA

    Terça, 23 Janeiro 2018 16:18
  • DOADORES DE SANGUE E MEDULA TERÃO ISENÇÃO EM CONCURSO

    DOADORES DE SANGUE E MEDULA TERÃO ISENÇÃO EM CONCURSO

    Terça, 23 Janeiro 2018 16:12
  • MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DEVEM PARCELAR DÉBITOS ATÉ DIA 31

    MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DEVEM PARCELAR DÉBITOS ATÉ DIA 31

    Terça, 23 Janeiro 2018 13:40
  • CNH DIGITAL DEVE ESTAR DISPONÍVEL EM TODO O BRASIL ATÉ FEVEREIRO

    CNH DIGITAL DEVE ESTAR DISPONÍVEL EM TODO O BRASIL ATÉ FEVEREIRO

    Segunda, 15 Janeiro 2018 20:43
  • BRASIL QUER REDUZIR PELA METADE AS MORTES NO TRÂNSITO

    BRASIL QUER REDUZIR PELA METADE AS MORTES NO TRÂNSITO

    Segunda, 15 Janeiro 2018 20:34

CONFIANÇA DA MICRO E PEQUENA EMPRESA CRESCE EM 2017, MOSTRA INDICADOR DA CNDL

m PESQUISAO Indicador de Confiança da Micro e Pequena Empresa (MPE) atingiu 51,1 pontos em dezembro de 2017, uma alta de 2,2 pontos na comparação com o mesmo mês de 2016, segundo dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) divulgado na terça 8. Em novembro, o indicador marcou 51,5 pontos, ligeiramente acima do dado de dezembro.

Segundo a pesquisa, é a primeira vez desde 2015, início da série histórica, que o indicador de confiança dos micro e pequenos empresários termina o ano acima do nível neutro de 50 pontos, “o que sinaliza um predomínio do sentimento positivo entre esses empresários”, considera as instituições. Em dezembro de 2015, o indicador se encontrava na casa dos 40,0 pontos. Pela metodologia, o indicador varia de zero a 100, sendo que, acima de 50 pontos, reflete confiança desses empresários e, abaixo dos 50 pontos, reflete desconfiança com os negócios e com a economia.

“É consenso que a atividade econômica avançou em 2017, apesar desse movimento ser lento e gradual. Espera-se que em 2018, a economia siga avançando e dê mostras mais consistentes de que estamos no rumo da recuperação, com geração de emprego e retomada das vendas”, disse a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

O Indicador de Confiança é composto pelo Indicador de Condições Gerais e pelo Indicador de Expectativas. Por meio da avaliação das condições gerais, busca-se medir a percepção dos micro e pequenos varejistas e empresários de serviços sobre os últimos seis meses. Já através das expectativas, busca-se medir o que se espera para os próximos seis meses.

Retrospectiva

O Indicador de Condições Gerais, que avalia o retrospecto do micro e pequeno empresário sobre o desempenho de suas empresas e da economia nos últimos seis meses, subiu de 32,8 pontos em dezembro de 2016 para 40,5 pontos em dezembro de 2017. No mês anterior, novembro, o indicador se encontrava em 39,4 pontos. “Como o índice continua abaixo do nível neutro de 50 pontos, significa que os empresários ainda não enxergam os últimos seis meses de forma favorável, embora o crescimento do índice aponte uma interrupção na trajetória de piora”, avalia as instituições.

Em termos percentuais, 50% dos micro e pequenos empresários sondados consideram que as condições da economia brasileira pioraram nos últimos seis meses. “Esse número, embora elevado, vem caindo e já esteve na casa dos 90% em meados de 2015 e 2016”, relembra as instituições. Já a proporção dos que notaram melhora da economia marcou 16% em dezembro. Quando restrita somente ao desempenho de seus próprios negócios, 35% disseram ter notado piora, enquanto 21% relatam ter notado alguns sinais de melhora, percentual que também esboçou crescimento.

Expectativas

O Indicador de Expectativas, que serve de parâmetro para avaliar o que os empresários aguardam para o futuro, oscilou para baixo nas duas bases de comparação. No último mês de dezembro de 2017, o índice ficou em 59,0 pontos contra 60,9 observados em dezembro de 2016 e dos 60,6 pontos que marcou em novembro de 2017.

De acordo com o levantamento, quatro em cada dez (37%) micro e pequenos empresários estão em algum grau confiantes com o futuro da economia do país contra 22% de pessimistas. Quando essa análise se restringe a realidade da sua própria empresa, o índice cresce e atinge 52% dos empresários consultados contra um percentual de 11% que manifestaram pessimismo com o futuro de seus negócios.

Apesar da confiança dos empresários no desempenho da economia, na maior parte dos casos, os entrevistados não sabem explicar as razões: 44% desses empresários admitiram não saber qual a razão de seu otimismo, apenas acreditam que coisas boas devem acontecer. A mesma razão é citada por 33% dos micro e pequenos empresários que estão otimistas com seus negócios.

Entre os que estão otimistas com a economia, há também 25% que já notam a melhora de alguns indicadores econômicos e 16% que nutrem esperanças de que a crise política será resolvida em breve. Já entre os que imaginam que suas empresas terão um horizonte positivo nos próximos seis meses, há ainda 24% que confiam na boa gestão que fazem do negócio, medida que os fazem se distanciar dos efeitos da crise, na opinião desses entrevistados. Apenas 7% de micro e pequenos empresários disseram não ser afetados pela atual crise.

Entre os pessimistas com a economia, a questão política também ganha protagonismo, revelando que a incerteza no campo político afeta as perspectivas econômicas de ao menos 32% dos desses entrevistados. Além disso, 19% não acreditam que as reformas serão aprovadas. Dentre os pessimistas com o próprio negócio, 53% atribuem esse sentimento a possibilidade de a crise econômica persistir.

Outro dado investigado pelo levantamento foi o faturamento das empresas. A maior parte (46%) dos micro e pequenos empresários acredita que ele não se alterará ao longo deste primeiro semestre do ano. Outros 38% acreditam que o faturamento poderá crescer, contra apenas 7% dos que esperam queda das receitas, percentual que mostra queda frente a média histórica dos últimos meses.

“O ano de 2017 trouxe surpresas no campo político que abalaram o ritmo de recuperação da economia, mas apesar de alguns episódios adversos, o clima de confiança esboçou melhora ao fim do ano, proporcionando um ambiente mais favorável para 2018. Para dar continuidade a esse processo de evolução, a agenda das reformas estruturais na economia precisa ser agilizada, acompanhada da queda do desemprego, que exerce forte influência sobre o consumo e produção”, analisa a economista Marcela Kawauti.

Cotação Dólar/Euro

O Tempo na Folha

Nossa localização

G1 > Brasil

G1 > Brasil
  • Ex-deputado morreu no começo da noite de segunda-feira em um hospital da capital. Corpo será transladado até Belém (PA). Corpo está sendo velado em uma funerária da cidade Toni Francis/G1 O corpo do ex-senador Manoel Francisco das Chagas Neto (PSB) está sendo velado na manhã desta terça-feira (17) em Porto Velho. Neto, de 72 anos, morreu por volta das 18h de segunda-feira (16) em decorrência de problemas cardíacos e um tumor na cabeça. Desde 7h da manhã o corpo está sendo velado em uma funerária da Avenida Governador Jorge Teixeira. Segundo a família do ex-deputado, o corpo do ex-deputado será levado para Belém (PA) entre a noite desta terça-feira e a madrugada de quarta-feira (18), onde será cremado. O ex-deputado estava internado no Hospital Nove de Julho, centro da capital, desde a última terça-feira (10). Ele sofria de um tumor na cabeça e também de problemas cardíacos. Trajetória política Neto começou a vida na política quando se candidatou para deputado federal pelo PMDB no pleito de novembro de 1986. Após ser eleito, assumiu o mandato em 1º de fevereiro do ano seguinte, trabalhando na Assembleia Nacional Constituinte. Ex-deputado Chagas Neto atuou na política por vários anos Reprodução/Facebook Nos pleitos de outubro de 1994 e 1998, candidatou-se novamente a deputado federal pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), mas não foi eleito. O ex-deputado chegou a estudar engenharia operacional, na Universidade do Vale do Acaraú, em Sobral, região de Fortaleza, mas não finalizou o curso. Em 1963, com apenas 17 anos, estagiou na divisão de engenharia na Britânia Construções e Incorporações Ltda., também em Fortaleza. Lá, trabalhou por quatro anos. O ex-deputado federal chegou a se envolver na área da comunicação. Em 1978, assumiu a diretoria do jornal Meio-Dia e, no ano seguinte, fundou a Rádio Cidade, também em Sobral. Em 1981, se juntou à filial da Empresa Geral de Obras Ltda, em Porto Velho, onde trabalhou por três anos. No mesmo ano, Chagas fundou e assumiu a Chagas Neto Construções e Incorporações.

  • Condutor de um dos veículos, Luiz Antônio Valente de Matos, de 45 anos, morreu no local. Acidente aconteceu na Zona Rural de Macapá, na noite de segunda-feira (16). Um homem de 45 anos morreu e outras cinco pessoas ficaram feridas após um acidente de trânsito envolvendo dois veículos na noite de segunda-feira (16), segundo o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes). A colisão aconteceu num trecho próximo à comunidade rural de Santa Rosa, na BR-210, em Macapá. De acordo com o Ciodes, o condutor de um dos veículos, Luiz Antônio Valente de Matos, de 45 anos, morreu ainda no local do acidente. Os sobreviventes foram socorridos e levados para o Hospital de Emergências (HE) da capital para receberem atendimentos médicos. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi informada do acidente por volta das 20h20. De acordo com a corporação, ainda não há como saber a causa do acidente, que será investigada após a perícia realizada no local da colisão. Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o Tô Na Rede!

  • Funcionários da unidade passarão por treinamento de três dias em Uberlândia. O atendimento no Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Araguari será diferente nesta semana. Isso porque os funcionários da unidade participarão de um treinamento na cidade de Uberlândia de terça (17) a quinta (19). Assim, nos dias citados, o Sine estará aberto apenas das 8h às 14h apenas para informações gerais, emissão e entrega de carteira de trabalho. Não haverá divulgação de vagas de emprego e nem atendimento aos serviços de seguro-desemprego. O Sine de Araguari fica localizado na Rua Virgílio de Melo Franco, nº 261 , no Centro. A divulgação volta ao normal na próxima sexta-feira (20). Uberlândia Também devido ao treinamento aos funcionários, o Sine de Uberlândia não ofecerá serviços à população nesta semana. O atendimento volta na próxima segunda-feira (23). O Sine de Uberlândia fica na Avenida Nicomedes Alves dos Santos, nº 136, no Centro da cidade.

  • Barracas devem ser montadas no fim deste mês. Atendimento aos fieis durante a peregrinação está previsto entre os dias 3 e 15 de agosto, dia de Nossa Senhora da Abadia. Barracas montadas para atender romeiros na BR-365 em Patrocínio Prefeitura de Patrocínio/DiIvulgação A Prefeitura de Patrocínio anunciou nesta semana que apoiará os romeiros durante a peregrinação para celebração do dia de Nossa Senhora do Abadia, em Romaria. Serão montadas duas barracas em pontos estratégicos entre as duas cidades na BR-365 e atendimento médico 24h. O atendimento será entre 3 e 15 de agosto, dia da festa da padroeira. No local será oferecida alimentação, 25 leitos para descanso em cada barraca, massagens, medicamentos para dores e ambulâncias 24h juntamente com profissionais da saúde. A montagem das barracas está agendada para o fim deste mês. Segundo a Prefeitura, mais de 10 mil pessoas foram atendidas no ano passado. Na próxima terça-feira (17) uma nova reunião será realizada na Secretária de Desenvolvimento Social para discutir detalhes do apoio.

  • Segundo a polícia, o criminoso tentou cortar alça da bolsa da vítima, mas acabou atingindo o braço dela com um objeto cortante. Uma técnica de farmácia, de 48 anos, teve o braço machucado por um indivíduo durante uma tentativa de assalto no Bairro São Benedito, em Uberaba, na tarde desta segunda-feira (16). O criminoso fugiu sem levar nada. Ela contou à Polícia Militar (PM) que havia desembarcado do transporte público e estava indo a pé pela Rua José de Alencar quando foi abordada pelo ladrão armado com um objeto cortante. O homem anunciou o roubo e exigiu que ela entregasse a bolsa. A mulher, segundo a PM, disse que não esboçou reação e tentou entregar o objeto, porém, o ladrão golpeou várias vezes na direção dela na tentativa de cortar a alça da bolsa, o que acabou causando vários cortes no antebraço esquerdo dela. A vítima conseguiu fugir correndo e foi até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro São Benedito, onde recebeu atendimento médico. O indivíduo ainda não foi encontrado.