Logomarca corrida para o site cores

NOTIFICADOS SETE CASOS SUSPEITOS DE FEBRE AMARELA EM SANTA CATARINA

NOTIFICADOS SETE CASOS SUSPEITOS DE FEBRE AMARELA EM SANTA CATARINA

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde...

DOADORES DE SANGUE E MEDULA TERÃO ISENÇÃO EM CONCURSO

DOADORES DE SANGUE E MEDULA TERÃO ISENÇÃO EM CONCURSO

Lei foi sancionada pelo governado no último dia 12 e está em vigor em todo o...

MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DEVEM PARCELAR DÉBITOS ATÉ DIA 31

MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DEVEM PARCELAR DÉBITOS ATÉ DIA 31

Mesmo sem Refis, esta é uma das condições para que empresas continuem no...

CNH DIGITAL DEVE ESTAR DISPONÍVEL EM TODO O BRASIL ATÉ FEVEREIRO

CNH DIGITAL DEVE ESTAR DISPONÍVEL EM TODO O BRASIL ATÉ FEVEREIRO

O novo formato do documento funcionará como um aplicativo de celular e estará...

BRASIL QUER REDUZIR PELA METADE AS MORTES NO TRÂNSITO

BRASIL QUER REDUZIR PELA METADE AS MORTES NO TRÂNSITO

A proposta inclui no CBT um regime de metas anuais para a redução do número...

  • NOTIFICADOS SETE CASOS SUSPEITOS DE FEBRE AMARELA EM SANTA CATARINA

    NOTIFICADOS SETE CASOS SUSPEITOS DE FEBRE AMARELA EM SANTA CATARINA

    Terça, 23 Janeiro 2018 16:18
  • DOADORES DE SANGUE E MEDULA TERÃO ISENÇÃO EM CONCURSO

    DOADORES DE SANGUE E MEDULA TERÃO ISENÇÃO EM CONCURSO

    Terça, 23 Janeiro 2018 16:12
  • MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DEVEM PARCELAR DÉBITOS ATÉ DIA 31

    MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DEVEM PARCELAR DÉBITOS ATÉ DIA 31

    Terça, 23 Janeiro 2018 13:40
  • CNH DIGITAL DEVE ESTAR DISPONÍVEL EM TODO O BRASIL ATÉ FEVEREIRO

    CNH DIGITAL DEVE ESTAR DISPONÍVEL EM TODO O BRASIL ATÉ FEVEREIRO

    Segunda, 15 Janeiro 2018 20:43
  • BRASIL QUER REDUZIR PELA METADE AS MORTES NO TRÂNSITO

    BRASIL QUER REDUZIR PELA METADE AS MORTES NO TRÂNSITO

    Segunda, 15 Janeiro 2018 20:34

BRASIL QUER REDUZIR PELA METADE AS MORTES NO TRÂNSITO

m acidentesA proposta inclui no CBT um regime de metas anuais para a redução do número de vítimas no trânsito

O índice de mortes no trânsito deve ser reduzido pela metade num prazo de dez anos. Esse é o objetivo do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), criado pela Lei 13.614/2018, que foi publicada nesta sexta-feira (12) no Diário Oficial da União. 

A proposta, de autoria do ex-deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS) e coautoria do deputado Paulo Foletto (PSB-ES), inclui no Código Brasileiro de Trânsito um regime de metas anuais para a redução do número de vítimas no trânsito.

De acordo com o projeto, as metas devem ser fixadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para cada um dos Estados da Federação.

No caso do Distrito Federal, as metas serão definidas mediante propostas fundamentadas dos Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) e do Conselho de Trânsito do Distrito Federal (Contrandife).

O texto prevê que os órgãos deverão realizar consultas e audiências públicas para ouvir as manifestações da sociedade sobre as metas, além de campanhas públicas permanentes, promover a divulgação de balanços e a fiscalização de ações e cumprimento de metas.

Segundo Albuquerque, o objetivo é diminuir, pela metade, o índice nacional de mortos em acidentes de trânsito no país, no prazo de dez anos, mesma meta do Plano Global para a Década de Ações 2011-2020 da Organização das Nações Unidas (ONU).

"Finalmente o Brasil terá uma lei com metas que cumpre a orientação da ONU sobre a década de Redução de Mortes no Trânsito. Cada ente federado terá que ter metas a serem alcançadas. Somos o país mais violento do mundo no trânsito", afirma.

O socialista explica que o texto foi inspirado em experiências de países como França e Espanha, que reduziram em mais de 60% as mortes em ruas, avenidas e rodovias, com políticas de combate à violência no trânsito.

No país, ocorrem por ano 40 mil mortes, que geram um impacto de aproximadamente R$ 25 bilhões em despesas com hospitais e benefícios como auxílio-doença e aposentadoria por invalidez.

Fiscalização

De acordo com o projeto, a cada ano os conselhos de trânsito e a Polícia Rodoviária Federal enviarão ao Contran um relatório analítico sobre o cumprimento das metas fixadas para o ano anterior, expondo as ações e os projetos ou programas, com os respectivos orçamentos, por meio dos quais se pretende cumprir as metas propostas para o ano seguinte.

Em setembro de cada ano, as metas fixadas serão divulgadas durante a Semana Nacional de Trânsito, assim como o desempenho (absoluto e relativo) de cada estado e do Distrito Federal no cumprimento das metas anteriores.

Essas informações, assim como os detalhes dos dados levantados e das ações realizadas por tipo de via (federais, estaduais e municipais), ficarão à disposição do público na internet.

Recomendações

Até o dia 31 de março de cada ano serão divulgados os índices de mortes no trânsito relativos a cada estado por grupos de habitantes e veículos no ano anterior.

Entretanto, com base em índices parciais, apurados no decorrer do ano, os conselhos de trânsito poderão recomendar aos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito alterações nas ações, projetos e programas em desenvolvimento ou previstos com o objetivo de atingir as metas fixadas.

Desempenho

A partir da análise de desempenho dos estados, o Contran deverá elaborar e divulgar, também durante a Semana Nacional de Trânsito, duas classificações ordenadas dos estados e do Distrito Federal: uma referente ao ano analisado e outra que considere a evolução do desempenho desde o início das análises.

Cotação Dólar/Euro

O Tempo na Folha

Nossa localização

G1 > Brasil

G1 > Brasil
  • Aulas iniciaram com mais de 100 vagas não preenchidas na Escola Estadual Paulo Freire. Modalidade é ofertada em três turnos e matrículas seguem abertas até 30 de março. Escola de ensino para jovens e adultos no Amapá tem baixa procura de matrículas A baixa procura de matrículas chamou a atenção na Escola Estadual Paulo Freire, localizada no bairro Trem, Zona Central de Macapá. A instituição, que trabalha com a modalidade de ensino para jovens e adultos (EJA) iniciou as aulas no dia 19 de fevereiro com mais de 100 vagas abertas. Segundo a secretária escolar, Ana Catarina Oliveira, a unidade pode atender até 544 alunos, que tenham mais de 15 anos e não tenham o ensino fundamental. Porem, ainda existem mais de 400 vagas disponíveis. A expectativa é que até o fim do prazo de matrículas, dia 31 de março, a realidade mude. “O tempo de estudar não está condicionado a idade, o tempo de estudar é todo o tempo. Nós abrimos justamente essa modalidade de ensino para aquele aluno que não teve oportunidade”, ressaltou. Escola Estadual Paulo Freire atende estudantes do ensino de Educação de Jovens e Adultos Jorge Abreu/G1 A dona de casa Elizabete Martins, de 45 anos, teve que abrir mão dos estudos ainda quando criança para trabalhar como babá. Ela conta que a vida cheia de responsabilidades a fez deixar os estudos e, com a vinda dos dois filhos, não conseguiu retornar a vida de estudante. Mas, em 2017, a dona de casa conta que realizou o sonho de voltar a estudar. Ela vai completar o oitavo ano e, futuramente, pretende ingressar na carreira de professora de ensino religioso. Para Elizabete, a educação pode ser adquirida em qualquer idade. “Trabalhei muito jovem, criança ainda, então não tive oportunidade. Trabalhava muito e chegava cansada, isso fez com que eu parasse de estudar. Retornei porque meus filhos estão grandes e estou tendo essa oportunidade. Ainda preciso aprender muito”, disse a estudante. Falta de merenda Além do baixo registro de matrículas, a Escola Estadual Paulo Freire teve que reduzir o horário de aulas após a falta de merenda. Segundo a direção, a medida deve valer por até duas semanas, pois a instituição aguarda liberação do cartão próprio para compra dos alimentos. Ainda de acordo com a direção, o processo é necessário e faz parte de uma decisão liminar do Supremo Tribunal Federal (STF) garantiu que contas dos caixas escolares no Amapá não poderão mais ser bloqueadas pela justiça trabalhista. O pedido aconteceu em função das sucessivas retenções em valores destinados de convênios federais para merenda e transporte de estudantes. Modalidade atende alunos com acima de 15 anos sem o ensino fundamental Jorge Abreu/G1 Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

  • Obras de implantação da nova captação no córrego Candongas devem começar em 30 dias; prazo de conclusão é de 12 meses. No ano passado a cidade enfrentou sérios problemas com a falta de abastecimento de água Prefeitura Arcos/Divulgação Está em fase de homologação o projeto de implantação da nova captação no córrego Candongas em Arcos, no Centro-Oeste de Minas. A medida foi necessária depois que a cidade passou por sérios problemas de abastecimento de água em 2017. Segundo informações da assessoria de comunicação da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), a previsão é que as obras sejam iniciadas nos próximos 30 dias. O prazo de conclusão é de 12 meses e a nova estrutura irá aumentar em 50% a capacidade de abastecimento de água na cidade. “Essa etapa será a primeira a ser concluída para garantir a disponibilidade de mais água para a população. Com investimento na ordem de R$ 4 milhões, será construída uma nova adutora, além da instalação de redes de distribuição, ligações prediais e reservatório elevado”, informou a companhia em nota. Para auxiliar no abastecimento do município, até a conclusão do novo sistema, a Copasa colocou em operação 10 poços profundos, que foram interligados ao sistema de distribuição da cidade. A Prefeitura de Arcos informou que o gerente do Distrito Regional de Bom Despacho, que é responsável pela cidade, Daniel Antunes, destacou que ainda será feito uma ampliação na estação de tratamento de água da Copasa e uma ampliação no booster, que fica no Bairro São Judas. O prefeito de Arcos, Denilson Teixeira, disse que o Governo vem mantendo contato com a Companhia, a fim de viabilizar a execução de todo o plano traçado. “Continuamos cobrando da Copasa o cumprimento do plano de ação apresentado. Cada meta concluída, a companhia nos comunica para que possamos acompanhar. Creio que vamos conseguir os resultados almejados” disse. Desabastecimento As obras são resultados de uma batalha do município contra a Copasa que começou em 2017. Em setembro do ano passado, a Prefeitura decretou situação de emergência e delegou à companhia algumas obrigações, cobrando plano de ação de curto, médio e longo prazo para viabilizar o abastecimento no município. Em junho de 2017, a Prefeitura pediu na Justiça a execução de multa diária de R$ 20 mil contra a Copasa. O valor foi determinado pela Justiça por meio de medida liminar porque a concessionária não estaria mantendo o abastecimento de água em alguns bairros. Posteriormente, o chefe do Executivo emitiu um documento emergencial solicitando que a Copasa desse descontos aos consumidores, alegando que a população estava sendo duplamente penalizada.

  • Um equipamento teria queimado ao ser atingido pela água; imagens foram divulgadas na quinta-feira (22). Direção do hospital diz que já tomou providências para eliminar as infiltrações. Vídeo mostra goteiras em maternidade pública do Amapá Fotos e vídeos que circulam pelas redes sociais mostram infiltrações existentes na sala de cirurgia e corredor do Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML), em Macapá. As imagens foram divulgadas durante a noite de quinta-feira (22). O G1 tenta contato com o autor dos registros, que não foi localizado. A direção do hospital admitiu a existência do problema e informou, em nota, que já tomou providências para eliminar as infiltrações na unidade de saúde. Os serviços incluem a substituição de telhas. Não foi informado o prazo para a conclusão. De acordo com relatos, um dos equipamentos na sala de cirurgia queimou após ser atingido pela à água da chuva. Com isso, os médicos realizam procedimentos sem a iluminação adequada. Ainda em nota, a direção do hospital negou que houve danos nos equipamentos e nem a alteração nos atendimentos. Contudo, reforçou que pediu que a obra seja concluída rapidamente. Essa não é a primeira vez que goteiras atingem o hospital. Em dezembro, uma grande quantidade de água invadiu a maternidade. Imagens mostravam a água caindo do teto e saindo até de dentro de uma tomada. Um vídeo também foi divulgado nas redes sociais. A Sesa informou, à época, que o vazamento foi devido ao rompimento da tubulação da caixa d’água. A secretaria afirmou ainda que os reparos foram feitos no local e que também não houve danos aos equipamentos. Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

  • Pelo menos 84 cidades do Ceará registraram chuvas nas últimas 24 h. Em fevereiro, primeiro mês da quadra chuvosa, balanço parcial já indica chuvas acima da média. Wânyffer Monteiro/TV Verdes Mares O último fim de semana do mês de fevereiro deverá ser chuvoso, segundo previsão do tempo realizada nesta sexta-feira (23) pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Conforme análise de imagem de satélite, a presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) na costa do Nordeste está contribuindo para a formação de nuvens de chuvas em todo o Estado, principalmente no Centro-Norte. Pelo menos 84 cidades do Ceará registraram chuvas no período entre 7h desta quinta-feira (22) e 7h desta sexta-feira (23), segundo balanço do fim da manhã divulgado pela Funceme. Maior precipitação aconteceu na cidade de Meruoca, Região Norte do Estado com 82 milímetros. Para esta sexta, a previsão é de nebulosidade variável com períodos de chuva em todas as regiões do Estado, ao longo do dia. O mesmo segue para o sábado (24) e o domingo (25). Entre as 7h desta quinta-feira (22) e as 7h desta sexta, balanço parcial indica ocorrência de precipitações em mais de 70 municípios, sendo as maiores em Meruoca (82 mm), Tauá (70,8 mm) e Granja (69 mm). Em fevereiro, primeiro mês da quadra chuvosa, balanço parcial já indica chuvas acima da média. Até esta sexta-feira (23), o volume observado é de 168,3 milímetros, o que representa 41,9% acima da média histórica. O Litoral Norte e o Cariri puxam os dados positivos com volumes observados de 267,7 mm e 224,3 mm, respectivamente. Maior chance de volume de chuva acima da média O Ceará tem 45% de chances de ter chuva acima do normal nos próximos meses de março, abril e maio, segundo prognóstico divulgado pela Funceme nesta quinta-feira (22). O prognóstico é mais otimista que o divulgado em 22 de janeiro, quando a Funceme previa 40% de possibilidade de chuva acima da média. Conforme os dados apresentados, há 35% de chances de chuva em torno do normal e 20% para chuvas abaixo do normal. Chuvas de fevereiro A média de chuvas para o mês de fevereiro no Ceará já foi ultrapassada. Conforme dados ainda preliminares, até esta terça-feira (20), o volume observado é de 157 milímetros, 32% acima da média histórica para todo o mês. O Litoral Norte é a macrorregião com a maior média até agora. A média no território é de 258 mm, ou seja, 60% acima do volume normal, que é de 161,2 mm. Outra região em destaque é o Cariri. A área também registra, até agora, volume mensal acima da média histórica. Com 203,2 mm, as chuvas no Cariri estão 21,8% acima do esperado.

  • Vítima perdeu o controle da direção e invadiu a contramão. Vítima foi arremessada do veículo e ficou prensada debaixo da roda dianteira do veículo Polícia Militar Rodoviária/Divulgação Um homem de 30 anos morreu após bater o veículo que dirigia em uma árvore e capotar diversas vezes na BR-354, em um local conhecido como Córrego das Almas, em Arcos. A vítima estava sozinha no veículo. Segundo informações da assessoria de comunicação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), testemunhas contaram que o motorista seguia na rodovia na manhã desta sexta-feira (23) quando perdeu o controle da direção e invadiu a contramão. Os socorristas foram acionados e, ao chegarem ao local, constataram que a vítima foi arremessada do veículo e ficou prensada debaixo da roda dianteira do carro. O médico do Samu constatou o óbito do motorista no local. A Polícia Militar Rodoviária (PMR) de Formiga foi para a área do acidente. A perícia da Polícia Civil foi acionada. As causas do acidente serão investigadas.