Logomarca corrida para o site cores

NOTIFICADOS SETE CASOS SUSPEITOS DE FEBRE AMARELA EM SANTA CATARINA

NOTIFICADOS SETE CASOS SUSPEITOS DE FEBRE AMARELA EM SANTA CATARINA

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde...

DOADORES DE SANGUE E MEDULA TERÃO ISENÇÃO EM CONCURSO

DOADORES DE SANGUE E MEDULA TERÃO ISENÇÃO EM CONCURSO

Lei foi sancionada pelo governado no último dia 12 e está em vigor em todo o...

MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DEVEM PARCELAR DÉBITOS ATÉ DIA 31

MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DEVEM PARCELAR DÉBITOS ATÉ DIA 31

Mesmo sem Refis, esta é uma das condições para que empresas continuem no...

CNH DIGITAL DEVE ESTAR DISPONÍVEL EM TODO O BRASIL ATÉ FEVEREIRO

CNH DIGITAL DEVE ESTAR DISPONÍVEL EM TODO O BRASIL ATÉ FEVEREIRO

O novo formato do documento funcionará como um aplicativo de celular e estará...

BRASIL QUER REDUZIR PELA METADE AS MORTES NO TRÂNSITO

BRASIL QUER REDUZIR PELA METADE AS MORTES NO TRÂNSITO

A proposta inclui no CBT um regime de metas anuais para a redução do número...

  • NOTIFICADOS SETE CASOS SUSPEITOS DE FEBRE AMARELA EM SANTA CATARINA

    NOTIFICADOS SETE CASOS SUSPEITOS DE FEBRE AMARELA EM SANTA CATARINA

    Terça, 23 Janeiro 2018 16:18
  • DOADORES DE SANGUE E MEDULA TERÃO ISENÇÃO EM CONCURSO

    DOADORES DE SANGUE E MEDULA TERÃO ISENÇÃO EM CONCURSO

    Terça, 23 Janeiro 2018 16:12
  • MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DEVEM PARCELAR DÉBITOS ATÉ DIA 31

    MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DEVEM PARCELAR DÉBITOS ATÉ DIA 31

    Terça, 23 Janeiro 2018 13:40
  • CNH DIGITAL DEVE ESTAR DISPONÍVEL EM TODO O BRASIL ATÉ FEVEREIRO

    CNH DIGITAL DEVE ESTAR DISPONÍVEL EM TODO O BRASIL ATÉ FEVEREIRO

    Segunda, 15 Janeiro 2018 20:43
  • BRASIL QUER REDUZIR PELA METADE AS MORTES NO TRÂNSITO

    BRASIL QUER REDUZIR PELA METADE AS MORTES NO TRÂNSITO

    Segunda, 15 Janeiro 2018 20:34

NOTIFICADOS SETE CASOS SUSPEITOS DE FEBRE AMARELA EM SANTA CATARINA

m Febre AmarelaA Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (Dive/SES) informa que, de 1º a 22 de janeiro de 2018, foram notificados sete casos suspeitos de febre amarela no estado. Todos tiveram histórico de deslocamento para áreas de transmissão, fora de Santa Catarina, e aguardam resultado laboratorial para conclusão da investigação. Santa Catarina não registra casos autóctones (de transmissão dento do estado) de febre amarela desde 1966.

Dos casos suspeitos, dois evoluíram para óbito, um residente em Gaspar e o outro morador de Lajeado Grande. Outros cinco são residentes nos municípios de Joinville (1), São José (1), Lages (1), Criciúma (1) e Timbó (1).

Os exames laboratoriais estão sendo realizados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Paraná, laboratório de referência em febre amarela para Santa Catarina, e os resultados podem levar até 20 dias para serem liberados.

De 1º a 22 de janeiro deste ano, oito epizootias - ocorrência de um determinado evento em um número de animais ao mesmo tempo e na mesma região - foram registradas em Santa Catarina, com oito primatas não humanos (macacos) envolvidos (ainda em investigação). De acordo com a Gerência de Zoonoses da Dive/SC, houve coleta oportuna de amostras em quatro deles, cujos resultados estão sendo aguardados.

Cotação Dólar/Euro

O Tempo na Folha

Nossa localização

G1 > Brasil

G1 > Brasil
  • Obras de implantação da nova captação no córrego Candongas devem começar em 30 dias; prazo de conclusão é de 12 meses. No ano passado a cidade enfrentou sérios problemas com a falta de abastecimento de água Prefeitura Arcos/Divulgação Está em fase de homologação o projeto de implantação da nova captação no córrego Candongas em Arcos, no Centro-Oeste de Minas. A medida foi necessária depois que a cidade passou por sérios problemas de abastecimento de água em 2017. Segundo informações da assessoria de comunicação da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), a previsão é que as obras sejam iniciadas nos próximos 30 dias. O prazo de conclusão é de 12 meses e a nova estrutura irá aumentar em 50% a capacidade de abastecimento de água na cidade. “Essa etapa será a primeira a ser concluída para garantir a disponibilidade de mais água para a população. Com investimento na ordem de R$ 4 milhões, será construída uma nova adutora, além da instalação de redes de distribuição, ligações prediais e reservatório elevado”, informou a companhia em nota. Para auxiliar no abastecimento do município, até a conclusão do novo sistema, a Copasa colocou em operação 10 poços profundos, que foram interligados ao sistema de distribuição da cidade. A Prefeitura de Arcos informou que o gerente do Distrito Regional de Bom Despacho, que é responsável pela cidade, Daniel Antunes, destacou que ainda será feito uma ampliação na estação de tratamento de água da Copasa e uma ampliação no booster, que fica no Bairro São Judas. O prefeito de Arcos, Denilson Teixeira, disse que o Governo vem mantendo contato com a Companhia, a fim de viabilizar a execução de todo o plano traçado. “Continuamos cobrando da Copasa o cumprimento do plano de ação apresentado. Cada meta concluída, a companhia nos comunica para que possamos acompanhar. Creio que vamos conseguir os resultados almejados” disse. Desabastecimento As obras são resultados de uma batalha do município contra a Copasa que começou em 2017. Em setembro do ano passado, a Prefeitura decretou situação de emergência e delegou à companhia algumas obrigações, cobrando plano de ação de curto, médio e longo prazo para viabilizar o abastecimento no município. Em junho de 2017, a Prefeitura pediu na Justiça a execução de multa diária de R$ 20 mil contra a Copasa. O valor foi determinado pela Justiça por meio de medida liminar porque a concessionária não estaria mantendo o abastecimento de água em alguns bairros. Posteriormente, o chefe do Executivo emitiu um documento emergencial solicitando que a Copasa desse descontos aos consumidores, alegando que a população estava sendo duplamente penalizada.

  • Um equipamento teria queimado ao ser atingido pela água; imagens foram divulgadas na quinta-feira (22). Direção do hospital diz que já tomou providências para eliminar as infiltrações. Vídeo mostra goteiras em maternidade pública do Amapá Fotos e vídeos que circulam pelas redes sociais mostram infiltrações existentes na sala de cirurgia e corredor do Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML), em Macapá. As imagens foram divulgadas durante a noite de quinta-feira (22). O G1 tenta contato com o autor dos registros, que não foi localizado. A direção do hospital admitiu a existência do problema e informou, em nota, que já tomou providências para eliminar as infiltrações na unidade de saúde. Os serviços incluem a substituição de telhas. Não foi informado o prazo para a conclusão. De acordo com relatos, um dos equipamentos na sala de cirurgia queimou após ser atingido pela à água da chuva. Com isso, os médicos realizam procedimentos sem a iluminação adequada. Ainda em nota, a direção do hospital negou que houve danos nos equipamentos e nem a alteração nos atendimentos. Contudo, reforçou que pediu que a obra seja concluída rapidamente. Essa não é a primeira vez que goteiras atingem o hospital. Em dezembro, uma grande quantidade de água invadiu a maternidade. Imagens mostravam a água caindo do teto e saindo até de dentro de uma tomada. Um vídeo também foi divulgado nas redes sociais. A Sesa informou, à época, que o vazamento foi devido ao rompimento da tubulação da caixa d’água. A secretaria afirmou ainda que os reparos foram feitos no local e que também não houve danos aos equipamentos. Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

  • Pelo menos 84 cidades do Ceará registraram chuvas nas últimas 24 h. Em fevereiro, primeiro mês da quadra chuvosa, balanço parcial já indica chuvas acima da média. Wânyffer Monteiro/TV Verdes Mares O último fim de semana do mês de fevereiro deverá ser chuvoso, segundo previsão do tempo realizada nesta sexta-feira (23) pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Conforme análise de imagem de satélite, a presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) na costa do Nordeste está contribuindo para a formação de nuvens de chuvas em todo o Estado, principalmente no Centro-Norte. Pelo menos 84 cidades do Ceará registraram chuvas no período entre 7h desta quinta-feira (22) e 7h desta sexta-feira (23), segundo balanço do fim da manhã divulgado pela Funceme. Maior precipitação aconteceu na cidade de Meruoca, Região Norte do Estado com 82 milímetros. Para esta sexta, a previsão é de nebulosidade variável com períodos de chuva em todas as regiões do Estado, ao longo do dia. O mesmo segue para o sábado (24) e o domingo (25). Entre as 7h desta quinta-feira (22) e as 7h desta sexta, balanço parcial indica ocorrência de precipitações em mais de 70 municípios, sendo as maiores em Meruoca (82 mm), Tauá (70,8 mm) e Granja (69 mm). Em fevereiro, primeiro mês da quadra chuvosa, balanço parcial já indica chuvas acima da média. Até esta sexta-feira (23), o volume observado é de 168,3 milímetros, o que representa 41,9% acima da média histórica. O Litoral Norte e o Cariri puxam os dados positivos com volumes observados de 267,7 mm e 224,3 mm, respectivamente. Maior chance de volume de chuva acima da média O Ceará tem 45% de chances de ter chuva acima do normal nos próximos meses de março, abril e maio, segundo prognóstico divulgado pela Funceme nesta quinta-feira (22). O prognóstico é mais otimista que o divulgado em 22 de janeiro, quando a Funceme previa 40% de possibilidade de chuva acima da média. Conforme os dados apresentados, há 35% de chances de chuva em torno do normal e 20% para chuvas abaixo do normal. Chuvas de fevereiro A média de chuvas para o mês de fevereiro no Ceará já foi ultrapassada. Conforme dados ainda preliminares, até esta terça-feira (20), o volume observado é de 157 milímetros, 32% acima da média histórica para todo o mês. O Litoral Norte é a macrorregião com a maior média até agora. A média no território é de 258 mm, ou seja, 60% acima do volume normal, que é de 161,2 mm. Outra região em destaque é o Cariri. A área também registra, até agora, volume mensal acima da média histórica. Com 203,2 mm, as chuvas no Cariri estão 21,8% acima do esperado.

  • Vítima perdeu o controle da direção e invadiu a contramão. Vítima foi arremessada do veículo e ficou prensada debaixo da roda dianteira do veículo Polícia Militar Rodoviária/Divulgação Um homem de 30 anos morreu após bater o veículo que dirigia em uma árvore e capotar diversas vezes na BR-354, em um local conhecido como Córrego das Almas, em Arcos. A vítima estava sozinha no veículo. Segundo informações da assessoria de comunicação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), testemunhas contaram que o motorista seguia na rodovia na manhã desta sexta-feira (23) quando perdeu o controle da direção e invadiu a contramão. Os socorristas foram acionados e, ao chegarem ao local, constataram que a vítima foi arremessada do veículo e ficou prensada debaixo da roda dianteira do carro. O médico do Samu constatou o óbito do motorista no local. A Polícia Militar Rodoviária (PMR) de Formiga foi para a área do acidente. A perícia da Polícia Civil foi acionada. As causas do acidente serão investigadas.

  • Estudantes estavam sem transporte, pois empresa que venceu processo não assinou o contrato. Empresa que estava em segundo lugar assumiu os trabalhos. Transporte escolar foi retomado nesta quinta-feira (22), em Araguari TV Integração/ Reprodução Cerca de 200 alunos que estavam sem transporte escolar em Araguari voltaram às aulas nesta quinta-feira (22). A empresa que ganhou a licitação não compareceu para assinar o contrato e não assumiu o trabalho previsto para o dia 9 de fevereiro. Com isso, a que ficou em segundo lugar, Reis e França Transporte e Turismo, assumiu o transporte escolar da cidade. De acordo com a Prefeitura, a convocação da empresa foi decidia em reunião na última quarta-feira (21). Ficou decidido que os motoristas migrarão para a nova empresa, sem prejuízo. O contrato está orçado em R$ 6,7 milhões e aproximadamente 100 veículos vão atuar na cidade. Apesar de não ter participado do processo de licitação, a empresa Cooperativa dos Transportadores de Passageiros e Cargas Ltda (COOPASS), que era a atual prestadora de serviços, mas entrou com um recurso na Justiça e no Tribunal de Contas no Estado (TCE) para suspender o processo. O pedido não foi acatado por nenhum órgão. Denúncias Em nota, COOPASS, afirmou que os valores fechados como "vencedores" poderão trazer riscos à continuidade da prestação de serviços, já que impossibilita, por exemplo, a realização adequada de manutenção nos veículos. A Empresa Liminar Transporte, que não assinou o contrato, enviou uma nota apontando erros no edital que podem impossibilitar a Reis Tuor de prestar o serviço. De acordo com a nota, a empresa não poderia ser habilitada diante do descumprimento de vários itens do edital, entre eles capital social de R$ 120 mil, quando para contratar os 10 lotes seria necessário que esse capital fosse superior a R$ 600 mil. Além disso, declaração exigida com firma reconhecida está sem reconhecimento, entre outros problemas. O secretário de Educação de Araguari, Werley Ferreira de Macedo, afirmou que o caso será analisado. Edér dos Reis França, dono da empresa Reis Tuor informou que não há nenhum problema com a documentação da empresa que foi entregue à Prefeitura.